Pesquisar neste blog

HOMICÍDIOS NO BRASIL MATAM EM MÉDIA 47 MIL POR ANO

            Os dados a baixo são de 2008 e foram feitos pelo Instituto Sangari: Sistema de informação sobre a mortalidade (SIM), Mnistério da Saúde.
            O Brasil é o quarto país do mundo onde mais se morre por homicídios, só na região sudeste morre-se pouco mais de 21 mil pessoas, apesar de ser a região mais populosa.
















            Os homicídios ocorrem de diversas formas, com armas de fogo e objetos cortantes são as formas mais usadas para matar no Brasil.
            Mas, por exemplo, a Região Sul, tem o maior índice do Brasil em mortes por outras formas como agressão corporal e objetos contundentes do que armas de fogo.
            Na Região Sudeste também tem sua particularidade, objetos cortantes ficam em terceiro lugar, atrás de armas de fogo e outros (objetos contundentes e estrangulamento dentre outros). O número de mortes por armas de fogo é o maior do Brasil, com nada a menos que 74% dos casos.
            A Região Nordeste aparece em segundo lugar de mortes por armas de fogo (70% dos casos), e o segundo menor índice, com 12 % atrás apenas de sudeste e norte, em números de mortes de outras formas como objetos contundentes e estrangulamento.  
            Por causa das lutas por terras o estado do Mato Grosso tem três cidades que estão entre as dez mais violentas do Brasil. Na Região Centro-Oeste morre-se mais por armas de fogo, seguida por objetos cortantes e em terceiro por outras formas de morte como tortura e objetos contundentes.
            Já a Região Norte tem o maior índice brasileiro de mortes por objetos cortantes (32%), o menor por armas de fogo e empata em primeiro lugar com Sudeste em porcentagem (9%) de outras formas de morte, das quais são mortes por agressão corporal e objetos contundentes.

     














          
             Desses homicídios, morrem-se mais jovens entre 20 a 39 anos (juntas 20 a 39 dão uma porcentagem de 63%), os adolescentes ficam em terceiro lugar com 19% dos homicídios. Repare que parece que há um crescente na porcentagem de acordo com a faixa etária que vai dos 0 anos até os 39 anos, depois disso há uma queda considerável.





















            Mas o que surpreende é a diferença de mortes por sexo (feminino e masculino). Morrem-se nove vezes mais homens do que mulheres.















             Mas infelizmente depois de tantos números de violência o que mais surpreende são os números da impunidade. No Brasil apenas 1/10 dos casos são resolvidos.















            Mas isso não significa que os crimes sejam perfeitos, o que muitos legistas falam é “não existe crime perfeito, existe crime mal investigado ou se quer nem investigado”, esta é uma realidade do Brasil infelizmente, nossos peritos criminais não têm equipamentos suficientes e trabalham muitas vezes na precariedade e em números são poucos para o numero de casos que ocorrem no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Nenhum comentário: